VII Congresso Médico Unimed-Rio marca a retomada de eventos científicos presenciais

Após um período difícil para profissionais e para todo o setor de Saúde, especialmente o de saúde suplementar, a retomada dos eventos científicos presenciais não poderia ocorrer de melhor forma. O retorno do Congresso Médico Unimed-Rio reuniu no sábado, 22 de outubro, no hotel Windsor Marapendi, na Barra da Tijuca, médicos cooperados e colaboradores da Unimed-Rio, médicos sem vínculos diretos com a operadora e estudantes de Medicina para discutir os desafios da assistência em saúde no século XXI.

“A sétima edição do Congresso Médico Unimed-Rio marca a retomada de uma história de sucesso e reconhecimento no estímulo da cooperativa à busca pelo conhecimento técnico-científico. O retorno desta trajetória ganha relevância maior após atravessarmos dois longos anos de pandemia, um período ímpar, nunca imaginado por nossa geração médica”, disse Denise Durão, vice-presidente e diretora médica da Unimed-Rio e presidente da comissão organizadora geral do VII Congresso Médico Unimed-Rio, durante a cerimônia de abertura.

“O Rio de Janeiro precisava voltar a fazer eventos presenciais”, corroborou Teresa Cristina Navarro Vannucci, subsecretária de atenção hospitalar, urgência e emergência da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, que acrescentou: “estou muito feliz de poder fazer parte deste marco”.

“Nós médicos, estamos ávidos por conhecimento, por isso, este é um momento muito importante. Nos sentimos valorizados como médicos por ter a oportunidades de participar deste congresso, uma oportunidade única”, concordou Rômulo Capello Teixeira, diretor secretário geral da associação de medicina do Estado do Rio de Janeiro, delegado titular da Associação Médica do Estado do Rio de Janeiro junto à Associação Médica Brasileira e presidente da Academia Nacional de Saúde das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares do Brasil.

Já Clovis Bersot Munhoz, presidente do Cremerj, destacou o orgulho de poder fazer parte do evento e da Unimed-Rio. “O Cremerj entende a importância da educação continuada e, como presidente, me sinto honrado com o convite. Me sinto honrado, também, por ser um médico cooperado Unimed-Rio”, declarou.

“Escolhemos uma carreira em que a atualização profissional sempre foi uma necessidade. No entanto, a velocidade dos avanços tecnológicos, de mudanças sociais e de seus desdobramentos no comportamento de doenças e tratamentos tornam momentos como este cada vez mais relevantes e obrigatórios. Dentro do Grupo Unimed-Rio, esta é uma das missões do Instituto Unimed-Rio: estimular o desenvolvimento social e humano e gerar conhecimento em saúde”, destacou Casimiro Junqueira, diretor financeiro da Unimed-Rio e do Instituto Unimed-Rio.

“Que a sétima edição do Congresso Médico Unimed-Rio torne-se um marco para mudanças que nos auxiliem a enfrentarmos este novo normal dentro da saúde no pós-pandemia”, finalizou Denise Durão.

Organizado pelo Instituto Unimed-Rio e financiado exclusivamente por meio de patrocínios, o VII Congresso Médico Unimed-Rio reuniu cerca de 300 pessoas, entre médicos e acadêmicos de Saúde, ao longo de um dia de programação intensa. Além de uma palestra magna de abertura com o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, a programação teve simpósios científicos abrangendo temas relevantes para especialidades como cardiologia, pediatria, ortopedia, oncologia, clínica médica, mastologia, ginecologia, endocrinologia, infectologia e cirurgia geral.