Por uma vida mais saudável com o diabetes

No dia 16 de setembro de 2023 acontecerá o evento Diabetes Tipo Rio e a Unimed-Rio apoia essa causa

Este encontro é pensado para pessoas de todas as idades que convivem com o diabetes. A ideia é ajudar na mudança de hábitos e na conquista de uma vida ainda mais saudável. O Diabetes Tipo Rio combina ciência de ponta, tecnologia avançada e um toque de diversão para inspirar e capacitar os cariocas participantes dessa jornada.
O evento, acontecerá na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, mas também será transmitido ao vivo e on-line. As inscrições, para participar das duas modalidades, já estão abertas e você pode conferir clicando aqui.
Quer saber mais sobre o evento?
Entenda melhor o diabetes e Mude 1 Hábito

De acordo com o Atlas da Federação Internacional de Diabetes (IDF), o Brasil tem mais de 13 milhões de pessoas que vivem com a doença. O diabetes ocorre quando o pâncreas deixa de produzir o hormônio insulina ou quando há uma resistência das células do organismo para a utilização da insulina. Como resultado, as taxas de glicose no sangue ficam elevadas (hiperglicemia), podendo provocar problemas bastante graves à saúde.

Os altos níveis de glicose no sangue elevam o risco de doenças que afetam o coração, vasos sanguíneos, olhos, nervos e rins. Pessoas com diabetes também têm mais risco em desenvolver infecções e doenças cardiovasculares.

Melhorar o padrão alimentar e manter uma rotina de exercícios físicos são atitudes importantes que ajudam a evitar o aparecimento da doença e a controlá-la quando já presente, diminuindo o risco de complicações como lesões oculares na retina, infecções, hipertensão arterial, doenças neurológicas, lesões nos pés (pé diabético), derrame cerebral (acidente vascular cerebral) e infarto do miocárdio. Outras dicas para lidar com essa doença são:
  • Controlar o consumo de carboidratos como arroz, batata, mandioca, mel, açúcar, pães, frutas, doces, balas, sorvetes e leite
  • Fracionar as refeições: fazer mais refeições por dia, cada uma delas menos abundante
  • Consumir alimentos como castanhas, azeite de oliva extravirgem e abacate; e incluir fibras na alimentação
  • Praticar atividade física: os exercícios físicos ajudam o organismo a usar o açúcar presente no sangue com mais velocidade. Mas consulte o seu médico para que ele indique o tempo, o tipo de atividade e a frequência ideal de acordo com o seu tipo de diabetes

A Unimed-Rio está junto com o Diabetes Tipo Rio propondo uma mudança de hábitos por uma vida mais saudável com o diabetes.