FAQ - Migração de Clientes Empresariais Para a Unimed Ferj

Dúvidas referentes à migração

A Unimed-Rio deu entrada em um processo de solicitação de alienação voluntária da sua carteira de planos coletivos empresariais cujos endereços dos CNPJ das empresas contratantes sejam de fora das cidades do Rio de Janeiro e Duque de Caxias, suas áreas específicas de atuação, mas dentro do estado do Rio de Janeiro, para a Unimed Ferj. Este pedido foi aprovado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

A Unimed-Rio deu entrada em um processo de solicitação de alienação voluntária da sua carteira de planos coletivos empresariais cujos endereços dos CNPJ das empresas contratantes sejam de fora das cidades do Rio de Janeiro e Duque de Caxias, suas áreas específicas de atuação, mas dentro do estado do Rio de Janeiro, para a Unimed Ferj. Este pedido foi aprovado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Serão migrados nesta etapa todos os contratos, com seus titulares e respectivos dependentes, de empresas cujos endereços dos CNPJs sejam cadastrados nos municípios do estado do Rio de Janeiro, a exceção dos que estão do Rio de Janeiro e Duque de Caxias. No total, este recorte inclui aproximadamente 43 mil beneficiários.

Dúvidas referentes ao contrato

A rede permanece igual, sem qualquer alteração. Em função da mudança de operadora, pode haver mudança no nome do seu plano, mas a rede permanecerá a mesma, independentemente de haver mudança no nome do plano.

Não haverá mudanças. Os prazos de carência do seu plano espelharão a condição do plano anterior. Ou seja, não há qualquer risco de acréscimo ou modificação destes prazos.

Com a mudança de Operadora, o cartão do plano também vai mudar. Desta forma, o cartão emitido pela Unimed-Rio deixará de ser utilizado, sendo substituído pelo da nova Operadora. Na Unimed Ferj o cartão de identificação é exclusivamente digital e é acessado por meio do Aplicativo da Unimed Ferj (App Unimed Cliente).

Você receberá todas as informações sobre como acessar e utilizar em breve.

Mas atenção: até que sejam cumpridas todas as fases da migração e você receba as orientações da Unimed Ferj sobre seu novo cartão, você poderá utilizar a carteirinha e os serviços da Unimed-Rio normalmente.

Após a migração, o pedido deverá ser feito para a Supermed.

Sim. Não haverá qualquer mudança em relação a isso.

Se seu contrato incluir assistência médica e dental, sim. Se você tiver um contrato odontológico exclusivo, ou seja, sem cobertura conjunta da assistência médica, ele permanecerá na Unimed-Rio, mesmo que o endereço de cadastro do no CNPJ seja fora das cidades do Rio de Janeiro e Duque de Caxias.

Não. Conforme comunicado da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), a transferência dos planos entre a Unimed-Rio e a Unimed Ferj, não impactará em novas contagens do prazo de Cobertura Parcial Temporária (CPT) do seu plano. Ou seja, haverá aproveitamento total dos prazos já cumpridos. Importante: o beneficiário que ainda estiver em período de Cobertura Parcial Temporária (CPT), irá cumprir o tempo restante na nova operadora.

Dúvidas referentes à assistência à saúde

Sim. Não haverá qualquer mudança por conta da migração.

Não haverá mudanças no padrão de acomodação do seu plano (enfermaria ou apartamento). Ele permanecerá o mesmo do plano de origem.

Não haverá alteração na permanência no hospital por conta da migração. O que determinará a permanência ou a alta do paciente será a avaliação médica da equipe do hospital.

Sim, exames agendados antes da migração seguem agendados e aprovados sem qualquer alteração.

O tratamento segue mantido com as mesmas condições na nova operadora.

Não. Todos os tratamentos validados antes da migração terão continuidade conforme as condições estabelecidas.

Depende da data de realização da cirurgia. Se ela tiver ocorrido antes da migração, o pedido deve ser solicitado à Unimed-Rio. Se tiver acontecido depois da migração, a solicitação deve ser feita à Unimed Ferj.

Se você deu entrada em um pedido de reembolso antes da migração e enviou todos os documentos necessários, você será reembolsado normalmente, dentro do prazo acordado, mesmo que a migração já tenha ocorrido.

Dúvidas referentes a questões financeiras

Não haverá mudanças no valor do plano devido à transferência.

As hipóteses de alteração do valor do plano, são as aplicações dos reajustes, anual ou por alteração de faixa etária, exatamente nos mesmos termos do plano Unimed-Rio.

Importante: Caso o mês-base de aplicação do reajuste anual ou de mudança de faixa etária por algum dos beneficiários, coincida com o mês em que ocorre a transferência, o valor da mensalidade será alterado. Contudo, esta atualização da mensalidade não terá relação com a transferência, mas sim com a aplicação do reajuste.

Nada muda em relação ao boleto, seja em valor ou data de pagamento. Após a migração, ele seguirá sendo emitido pela Unimed Ferj. Pague normalmente seu boleto na data de vencimento já conhecida. Importante: certifique-se sempre que o boleto foi realmente emitido pela sua operadora.

Como a migração ocorrerá no meio do exercício fiscal, você precisará retirar o comprovante com as duas operadoras excepcionalmente para o IR 2024. No período adequado, faça contato tanto com a Unimed-Rio quanto com a Unimed Ferj para retirar seus comprovantes.

Dúvidas referentes a canais de atendimento

Com a transferência do plano, da Unimed-Rio para Ferj, também mudarão os canais que você costumava falar para tratar de questões assistenciais do seu plano. Agora, sempre que você precisar entrar em contato com a Operadora, o contato deve ocorrer nos canais de atendimento da Unimed Ferj.

WhatsApp – 24h, todos os dias.
0800 882 0800

SAC – 24h, todos os dias
0800 970 9080

Portal do cliente Unimed Ferj
www.unimedrj.coop.br

E se precisar falar com a Unimed-Rio sobre alguma questão anterior à migração, ligue para 4020-3861.

Depende do dia do atendimento. Se a data do atendimento for antes da migração, será a Unimed-Rio. Se for depois, será a Unimed Ferj.