Entenda o motivo e como ocorre a transferência de cerca de 73 mil clientes para a Unimed Ferj.
COM FOCO EM GESTÃO SUSTENTÁVEL, UNIMED-RIO MIGRARÁ PARTE DA CARTEIRA DE INTERCÂMBIO PARA OUTRAS UNIMEDS.
A pandemia e seus mais variados efeitos, a concentração de mercado, o ambiente regulatório, o momento econômico e diversos outros fatores têm feito o setor de saúde suplementar experimentar um crescimento descontrolado dos custos assistenciais nos últimos anos.
Diante deste cenário, e dentro do já conhecido quadro de reequilíbrio econômico-financeiro pelo qual vem passando, a Unimed-Rio está revisando seu modelo de negócio.
Entre outras medidas, esta atualização prevê a transferência de parte da carteira cujo atendimento atualmente ocorre em regime de intercâmbio (clientes Unimed-Rio que hoje residem fora dos municípios do Rio de Janeiro e Duque de Caxias e usam a rede da Unimed da região em que residem) para outras cooperativas do Sistema Unimed – em especial a Federação das Unimeds do Estado do Rio de Janeiro para os casos de clientes fora do município, mas dentro do estado.
A migração ocorre de forma faseada, e cada etapa é submetida à aprovação prévia da ANS. Até o momento, duas etapas forma validadas pela Agência: uma de cerca de 30 mil clientes, referente a contratos de adesão, e outra de cerca de 43 mil clientes de contratos empresariais.
Em breve uma terceira etapa será submetida para avaliação da ANS contemplando clientes de contratos Pessoa Física, nas condições citadas (residência atual fora das cidades do Rio de Janeiro e Duque de Caxias).
Todas as condições contratadas permanecerão vigentes, mudando apenas a cooperativa gestora do contrato, e, naturalmente, a carteirinha do plano de saúde, sem qualquer alteração adicional ou prejuízo aos beneficiários. Os clientes inseridos nesta migração receberão comunicados direcionados com as orientações e informações necessárias sobre a mudança.