Há quem diga que amar é se doar para o outro.
No caso de Valéria Freitas, a frase foi levada ao pé da letra neste início de 2024. Afinal, ela doou um de seus rins para o marido, Ricardo Barcelos (55 anos), no primeiro transplante renal realizado no Hospital Unimed-Rio.
O procedimento foi um sucesso, mas antes mesmo de acontecer, a felicidade e a emoção já eram visíveis no rosto de Ricardo: “Não tenho nem palavras. É muita alegria mesmo”, afirmou, com os olhos marejados, ainda no setor de Leitos Pré-Operatórios.
Valéria, por sua vez, não escondeu a ansiedade para o procedimento, mas expressou o contentamento em poder auxiliar alguém que tanto ama: “É muito bom poder estar ao lado dele neste momento e ajudá-lo. Quando houve a primeira complicação, ainda em 2016, eu disse que, se necessário, meu rim seria dele. Foi mesmo uma declaração de fé naquele momento, e, em março de 2023, quando se fez necessário o transplante e atestamos a compatibilidade do órgão, o sentimento de gratidão foi enorme”, disse.
Na entrada para o centro cirúrgico, o casal foi aplaudido pela equipe do setor, sendo recebido também com cartazes e boas energias. Um dos cartazes trazia a frase: “Obrigado pelo seu segundo ‘sim’. O sim do amor”.
Já na alta, que aconteceu no dia 10 de janeiro, o paciente recebeu das mãos da gerente de Práticas Assistenciais do Hospital Unimed-Rio, Viviane Matos, e de sua equipe, uma carta de agradecimento pela confiança no cuidado prestado pela unidade.
O Hospital Unimed-Rio foi credenciado pelo Sistema Nacional de Transplantes para a realização deste tipo de procedimento em agosto do ano passado. Desde então, a unidade vinha se preparando para receber o primeiro paciente.