Em continuidade ao plano estratégico de reestruturação econômico-financeira, a Unimed-Rio e a Unimed Federação Rio solicitaram à ANS a transferência de parte da carteira de clientes em intercâmbio (clientes Unimed-Rio que hoje residem fora dos municípios do Rio de Janeiro e Duque de Caxias e usam a rede da Unimed da região em que residem).
Esta solicitação foi submetida à Agência Nacional de Saúde Suplementar, envolve clientes de contratos Pessoa Física, empresariais e de adesão, em condições específicas, e a expectativa é que aconteça de forma gradativa ao longo do ano.
O próximo passo é apresentar ao órgão regulador um plano de ação detalhado, esclarecendo como será feita essa migração de forma a garantir que não haja qualquer alteração adicional ou prejuízo aos beneficiários envolvidos.
Com esta operação, a Unimed-Rio terá uma redução em sua carteira de clientes, porém a expectativa é de evolução na gestão da sinistralidade, com a concentração de beneficiários na área de atuação da cooperativa.
Para os médicos cooperados, nada muda em termos de atendimento, uma vez que estes clientes em migração já não utilizavam a rede do Rio de Janeiro. Os atendimentos de clientes de outras Unimeds no nosso município seguem sem quaisquer alterações.