FAQ - Migração de Todos os Clientes da Unimed-Rio para a Unimed Ferj
Dúvidas referentes à migração
Em função de uma aprovação da ANS para a transferência de toda a carteira de clientes da Unimed-Rio para a Unimed Ferj.
Ambas fazem parte do Sistema Unimed, o maior sistema de cooperativismo médico do Brasil e do mundo. A Unimed Ferj torna-se, com essa mudança, a maior operadora de planos de saúde do estado do Rio de Janeiro, com presença em 92 municípios fluminenses. Já a Unimed-Rio, a partir de agora, deixa de ser uma operadora de planos de saúde e passa a prestar serviços médicos e assistenciais.
Ao todo, serão transferidos todos os mais de 485 mil beneficiários, entre titulares e dependentes, de todos os tipos de contratos hoje vinculados à Unimed-Rio (contratos pessoa jurídica, pessoa física, por adesão e exclusivamente odontológicos).
Dúvidas referentes ao contrato
Não será necessário assinar o contrato novamente. A ANS autorizou a migração do seu contrato e, portanto, ele segue tendo validade em seus termos, só sendo alterado o vínculo com a Unimed-Rio para a Unimed Ferj.
A rede permanece igual, sem qualquer alteração. Em função da mudança de operadora, pode haver mudança no nome do seu plano, mas a rede permanecerá a mesma, independentemente de haver mudança no nome do plano.
Com a mudança de Operadora, o cartão do plano também vai mudar. Desta forma, o cartão emitido pela Unimed-Rio deixará de ser utilizado, sendo substituído pelo da nova Operadora. Na Unimed Ferj, o cartão de identificação é exclusivamente digital e é acessado por meio do Aplicativo da Unimed Ferj (App Unimed Cliente).
Clique aqui e confira as informações sobre como acessar e utilizar.
Mas atenção: até que seja cumprida todas a migração e você receba as orientações da Unimed Ferj sobre seu novo cartão, você poderá utilizar a carteirinha e os serviços da Unimed-Rio normalmente.
Você deve procurar o setor de Recursos Humanos da sua empresa, que lhe passará todas as informações referentes ao seu contrato.
Todos os contratos geridos pela sua empresa serão migrados normalmente, com as mesmas condições contratadas, para a Unimed Ferj. Em breve, você será contatado pela nova operadora, e todo o seu relacionamento passará a ser feito com a Unimed Ferj.
Não há qualquer alteração no seu contrato. Em função da mudança de operadora, pode haver mudança no nome do seu plano, mas a rede e cobertura permanecerão as mesmas, independentemente de haver mudança no nome do plano.
Não haverá mudanças. Os prazos de carência do seu plano espelharão a condição do plano anterior. Ou seja, não há qualquer risco de acréscimo ou modificação destes prazos.
A partir da migração de seu contrato, o pedido deverá ser feito diretamente à Unimed Ferj.
Sim. Não haverá qualquer mudança em relação a isso.
Sim, tanto os contratos de saúde que incluem planos odontológicos, quanto os contratos exclusivamente odontológicos serão migrados para a Unimed Ferj.
A rede permanece igual, sem qualquer alteração.
A cobertura e opcionais permanecem iguais, sem qualquer alteração.
Não. Conforme comunicado da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), a transferência dos planos entre a Unimed-Rio e a Unimed Ferj não impactará em novas contagens do prazo de Cobertura Parcial Temporária (CPT) do seu plano. Ou seja, haverá aproveitamento total dos prazos já cumpridos. Importante: o beneficiário que ainda estiver em período de Cobertura Parcial Temporária (CPT), irá cumprir o tempo restante na nova operadora.
Dúvidas referentes à assistência à saúde
Sim. Não haverá qualquer mudança por conta da migração.
Não haverá mudanças no padrão de acomodação do seu plano (enfermaria ou apartamento). Ele permanecerá o mesmo do plano de origem.
Mesmo com a transferência para a Unimed Ferj, serão aproveitadas as mesmas senhas já solicitadas a Unimed-Rio. Sendo assim, o cliente não precisará trocar, nem solicitar, nova senha para a sua cirurgia.
*Informação atualizada no dia 13/03/2024.
Não haverá alteração na permanência no hospital por conta da migração. O que determinará a permanência ou a alta do paciente será a avaliação médica da equipe do hospital.
As senhas de autorização não utilizadas até a data da migração perdem a validade após a exclusão/cancelamento do contrato no sistema da Unimed-Rio. Sendo assim, o cliente deverá solicitar nova liberação diretamente a sua atual operadora de saúde, a Unimed Ferj.
O tratamento segue mantido com as mesmas condições na nova operadora.
Antes da migração:
Estando o contrato ativo no sistema da Unimed-Rio até a data de migração, os tratamentos autorizados podem ser realizados.
Após migração:
Estando os contratos já excluídos/cancelados no sistema da Unimed-Rio, o cliente deverá solicitar nova liberação com sua nova operadora de saúde, a Unimed Ferj.
Dúvidas referentes a questões financeiras
Não haverá mudanças no valor do plano devido à transferência.
As hipóteses de alteração do valor do plano são as aplicações dos reajustes, anual ou por alteração de faixa etária, exatamente nos mesmos termos do plano Unimed-Rio.
Importante: Caso o mês-base de aplicação do reajuste anual ou de mudança de faixa etária por algum dos beneficiários coincida com o mês em que ocorre a transferência, o valor da mensalidade será alterado. Contudo, essa atualização da mensalidade não terá relação com a transferência, mas com a aplicação do reajuste.
Nada muda em relação ao boleto, seja em valor ou data de pagamento. Pague normalmente seu boleto na data de vencimento já conhecida.
Após a migração, existem dois casos:
- Quem tiver contratos pessoa física ou empresarial seguirão com os boletos sendo emitidos pela Unimed Ferj.
- Em casos de contrato adesão, nada muda, ele continuará sendo emitido pela sua administradora de benefícios.
Importante: certifique-se sempre que o boleto foi realmente emitido pela sua operadora.
*Informação atualizada no dia 13/03/2024.
Como a migração ocorrerá após o exercício fiscal, você precisará retirar o comprovante com a Unimed-Rio, excepcionalmente para o IR 2024. No período adequado, faça contato com a Unimed-Rio para retirar seus comprovantes.
Dúvidas referentes a canais de atendimento
Não é preciso! Se você pensou em ligar para falar sobre a migração, não é preciso entrar em contato por telefone com as centrais de atendimento da Unimed-Rio, nem da Unimed Ferj.
Todas as respostas que você precisa neste momento estão nesta página aqui, e os atendentes das nossas centrais não possuem informações adicionais.
Aguarde mais informações logo mais!
Todos os clientes serão contatados em breve sobre os desdobramentos dessa migração para a Unimed Ferj, mas pode ficar tranquilo que o seu acesso aos serviços de saúde não será afetado!
A partir da migração do seu contrato, todos os atendimentos serão realizados pela Unimed Ferj, inclusive referentes a pedidos feitos antes dessa data.