Um cuidado humanizado, completo, integrado e mais rápido. Esse é o objetivo da linha de cuidado ao paciente oncológico do Grupo Oncoclínicas, implementada no início da pandemia e que visa a priorizar e acelerar os processos de diagnóstico e tratamento do câncer.
Segundo Helio Calabria, Gerente Médico Nacional do Grupo, após detectada a suspeita da doença, o paciente da linha de cuidado demora em média apenas sete dias para retornar ao consultório já em posse de todos os exames necessários para prosseguir com as etapas do tratamento. “Integramos todas as assistências ambulatoriais a todo o ecossistema de diagnóstico, cirúrgico e hospitalar. Essa integração possibilita a diminuição da jornada do paciente, entregando uma maior chance de cura e uma maior sobrevida”, explica.
Calabria adiciona que o projeto possui um sistema de informações seguro e eficaz, que permite a visibilidade e rastreabilidade do médico sobre toda a jornada do paciente oncológico. “Temos o controle da condução desse paciente a qualquer momento através dessa ferramenta”, ressalta.
Mais do que promover gestão de tempo e custo, o projeto é também um momento para olhar o paciente oncológico com mais atenção, carinho e cuidado. Ainda segundo o especialista, o modelo possibilita a criação de vínculos, amplia a comunicação entre paciente e oncologista e inclui a família em todo o processo assistencial. “Além de ser um projeto de integração, é também uma iniciativa que gera acolhimento e humanização”, completa, destacando o papel das concierges nessa relação com familiares e pacientes.
Entretanto, Calabria ressalta que ainda existem alguns desafios pela frente. Aumentar a adesão ao projeto e ampliar a integração dentro das unidades hospitalares do Grupo Oncoclínicas, e de outras operadoras, são alguns deles. “É um modelo onde o maior beneficiado é o paciente. Entregamos agilidade, resolutividade, controle, condução e monitoramento por rastreabilidade oncológica, e, com isso, realmente salvamos vidas”, finalizou.