Outubro é o mês de conscientização e prevenção do câncer de mama. Mas, os cuidados, devem estar presentes todos os dias do ano.
A data foi escolhida no início dos anos 90, quando a Fundação Susan G. Komen for the Cure realizou a primeira Corrida pela Cura, em Nova York (EUA), e distribui para seus participantes o símbolo da luta contra o câncer de mama: o laço cor-de-rosa.
Desde então, a campanha pela divulgação de informações é celebrada no Brasil e no exterior, com intuito de reduzir a incidência e a mortalidade pela doença.
Vale ressaltar, que é comprovada a eficácia da campanha Outubro Rosa no aumento das ações preventivas e de combate ao câncer de mama.
Segundo artigo científico brasileiro “Does pink october really impacted breast cancer screening?”, publicado na Public Health in Practice, em setembro de 2022, o volume de busca por mamografia cresce em 39% em outubro e nos meses imediatamente seguintes.
Você sabia que o câncer de mama é o mais frequente entre as mulheres no mundo?
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 2,1 milhões de novos casos de câncer de mama foram diagnosticados em todo mundo em 2021. Isso representa, aproximadamente, 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas nas mulheres no período.
No Brasil, o Ministério da Saúde, estima que 1 em cada 10 mulheres receberá o diagnóstico da doença em algum momento de sua vida.
Por isso, somando a campanha do Outubro Rosa, nós, da Unimed-Rio queremos compartilhar com você algumas dicas que precisam fazer parte da sua rotina de cuidados.
Afinal, você sempre cuida de tudo. Então, não esqueça de se cuidar!
Prevenção, atenção e cuidado.
A melhor forma de prevenção é conhecer seu corpo.
Por isso, é fundamental a consulta regular com seu médico, a prática de atividades físicas, uma dieta equilibrada e saudável e, o mais importante: a realização periódica do autoexame do toque.
Fique atenta aos seguintes sinais do seu corpo:
- Mudança no formato da mama;
- Vermelhidão, ardor ou coceira;
- Ferida na pele;
- Nódulo na mama ou axilas;
- Veias aparentes;
- Mudança na textura da pele;
- Dor constante na região das mamas ou axilas;
- Saída de líquidos de origem desconhecida.
Ao perceber qualquer uma dessas mudanças, procure seu médico.
E, lembre-se, você não está sozinha!
Ver você bem e com a saúde em dia é o nosso plano!
Fontes: Instituto Nacional de Câncer, INCA. Organização Mundial da Saúde, OMS. Ministério da Saúde. “Does pink october really impacted breast cancer screening?”, por Marcelo Antonini para a Public Health in Practice.