FAQ (Frequently-Asked Questions)

Entenda sobre o incidente tecnológico

O que ocorreu?

A Unimed-Rio foi vítima de incidente de segurança, que consistiu em ataque malicioso do tipo ransomware.

 

Desde que identificamos o incidente, em 05 de novembro de 2021, adotamos todas as medidas de segurança e de controle para minimizar os efeitos e riscos do ocorrido.  Dentre elas, contratamos uma equipe especializada para investigar as causas e extensão do incidente e comunicamos as autoridades competentes.

 

No entanto, apesar de todos os nossos esforços, que você acompanhou de perto, alguns de seus dados e/ou de seus dependentes foram impactados neste incidente.

Fui afetado pelo incidente?

A maioria dos titulares de dados afetados foram notificados diretamente em 28 de dezembro de 2021. Se você não recebeu uma notificação, é improvável que seus dados tenham sido comprometidos.

Como posso saber se fui afetado?

Encaminhe sua solicitação para o e-mail [email protected], junto com seus documentos pessoais e carteirinha do convênio médico que retornaremos para você.

Quais informações foram impactadas pelo incidente?

Nos arquivos desviados, já removidos do ambiente externo de destino, foi verificada a existência de dados como nome, número de carteirinha do plano de saúde e informações relacionadas à saúde, como consultas, solicitações, autorizações ou realizações de procedimentos.

Posso ser vítima de fraude em razão deste incidente? / É possível a movimentação da minha conta em razão do incidente?

Por ora, não há indícios de que esses dados tenham se tornado públicos ou que tenham sido utilizados por terceiros mal-intencionados para qualquer finalidade.

As autoridades foram informadas sobre o incidente?

A Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) foi comunicada sobre o incidente.

O que posso fazer para me proteger?

Por ora, manteremos todos os nossos ex-beneficiários e parceiros informados sobre eventuais atualizações acerca deste incidente. De todo modo, aproveitamos para reiterar as recomendações gerais de segurança aplicáveis:

 

· Fique atento a phishing: Não clique em links suspeitos ou abra anexos de e-mails de remetentes desconhecidos.

· Use senhas fortes: Crie senhas complexas e exclusivas para cada conta online. Ative a autenticação de dois fatores: Isso adiciona uma camada extra de segurança às suas contas.

· Mantenha seus softwares atualizados: Instale as atualizações de segurança mais recentes para seu sistema operacional e aplicativos.

 

· Monitore suas contas: Fique de olho em suas contas bancárias e de cartão de crédito para detectar qualquer atividade suspeita.

Devo lavrar um boletim de ocorrência perante as Autoridades Policiais?

Por ora, não há indícios de que esses dados tenham se tornado públicos ou que tenham sido utilizados por terceiros mal-intencionados para qualquer finalidade.

O que a Unimed-Rio está fazendo para evitar que isso aconteça novamente?

A Unimed-Rio está reforçando seus sistemas de segurança e investindo em tecnologias para prevenir futuros incidentes. A empresa também está revisando seus protocolos de segurança e treinando seus colaboradores para identificar e responder a ameaças cibernéticas.

Por que demorou tanto tempo para me avisar sobre o incidente?

Na época do incidente a Unimed-Rio comunicou os titulares afetados. Contudo, apesar dos esforços empreendidos, não conseguiu comunicar individualmente cerca de 2% dos titulares afetados, clientes de outras Unimeds que utilizaram a rede da Unimed-Rio, através do sistema de intercâmbio, o que motivou a publicação deste comunicado.

Onde posso obter mais informações sobre o incidente?

O comunicado a respeito do incidente pode ser acessado no site da Unimed-Rio, acessando a área exclusiva do portal do cliente em nosso site, www.unimedrio.com.br, clicando em “Top Serviços” e, na sequência, em “Informativos”.

 

Caso deseje maiores detalhes sobre o ocorrido, estamos à disposição para respondê-los, por meio do nosso Canal de Privacidade – [email protected].

Para qualquer outra pergunta.

Você poderá entrar em contato com o nosso Canal de Privacidade – [email protected], que retornaremos para você.